quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Living in the UK 2: Visto - Parte 1


Hello guys, how are you doing??

Hoje vou postar sobre o visto britânico Tier 4. Dividirei o post em duas ou três parte para que não fiquei muito sofrido p/ vcs lerem, ok? fiquem atentos! ;]]

Para tirar o visto você precisa dos seguintes documentos:

1. Passaporte em dia (que não esteja próximo ao vencimento).
2. O seu CAS (sem ele esquece. Farei um outro post falando dele).
3. Os documentos que vieram listados no seu CAS que provavelmente serão (diplomas/históricos/certificados de conclusão/ ielts-toefl/ atas[se necessário]).
4. Um e-mail válido
5. Dados da sua universidade (endereço, telefone, curso, etc). Estará tudo na sua Offer letter.
6. Um cartão internacional com limite suficiente para pagar a bagatela de £289,00.

Tendo tudo isso, entre  em Welcome to visa UK e click em "Apply for a visa now". Ao clicar aparecerá essa página:
Antes de continuar fique atento se você tem tudo que está na imagem acima. Aceite e click em continue.
Após isso aparecerá essa tela, para que você possa iniciar seu cadastro [não se esqueça de usas um e-mail válido]:


Ao clicar em "next", abrirá a seguinte página. Escolha sua localidade e o tipo de visto, que no  caso será o Tier 4 general (student)

Daqui vamos direto para a "Section 1 - About you". 
Fique atento nessa etapa:
 --> Os dados TEM que estar idênticos ao passaporte. Para quem tem mais de um sobrenome, o último entrará em "surname ou family name" os demais entram como "fisrt name/ given name"


Após você precisará salvar sua aplicação e então receberá uma confirmação por e-mail:
No e-mail você receberá o seu número de aplicação, GUARDE-O ele é muito importante, e também no e-mail virá o link já postado acima p/ que você continue sua aplicação. Ao entrar novamente na página clique em: "existing applications, login here". Como mostra no detalhe:


Irá então abrir uma janela aonde você precisar colocar seu número de aplicação (recebido por e-mail), seu e-mail e senha cadastrados anteriormente.

A partir daí, abriram as 6 sessões que você de preencher, e são elas:

1 - "about you": já postado acima
2 - "passport information": coloque as informações do seu passaporte atual e anteriores (se necessário). Atente-se a colocar os dados exatamente iguais.
3 - "contact information": seu endereço no Brasil, telefone fixo, etc.
4 - "family" : Aqui precisará por dados sobre sua família. Se não tem filhos e não é casado, colocará sobre os seus pais, caso tenha filhos e marido/esposa também precisará dos dados do mesmos (nome completo, data e local de nascimento).
5 - "Immigration": Aqui você vai colocar se você já esteve em outro país, motivo, como foi o processo, essas coisas. Caso não tenha ido à nenhum, apenas assinale a opção.
6 - "Additional information": aqui você pode incluir qualquer informação que deseje, e também poderá informar a data que irá viajar. (Essa será a data a que aparecerá no seu visto como data de ida, ou seja, o seu visto valerá a partir do dia marcado aqui) [não precisa já ter a passagem comprada]

Lembre-se que você pode salvar a aplicação a qualquer momento e retornar em até 7 dias.
Aqui termino esse post. No próximo falarei do processo de pagamento e no seguinte sobre o Apêndice 8.
Espero estar ajudando!

good luck everybody!
ciao


10 comentários:

  1. Olá! Estou no começo do meu processo. O seu blog está me ajudando muito! :) Gostaria de saber o que seria um e-mail válido. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Ola Sarah, email válido é o email que você usa sempre.

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávia!! Em primeiro lugar, parabens pelo seu blog! Tem me ajudado muito nas duvidas sobre viagem ao exterior! Mais uma vez parabéns!!

    Bem, eu ainda estou no aguardo da resposta da CAPES para o processo de Doutorado Pleno para o Canadá, mas gostaria muito de saber a partir de quando (em que parte do processo) eu devo providenciar meu visto. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Ola Ana Julia. Brigada, bom saber que o blog tem te ajudado a passar por essa fase. A hora de ver o visto depende de tres fatores: 1: quanto tempo demora p/ visto sair. 2. Voce ja precisa ter assinado o Termo de Conscentimento da Capes, e ja precisa ter a carta de concessao mandada pela Capes em Ingles. 3. Voce precisa ter a carta da sua faculdade. Nao tenho muita informacao sobre o Canada, mas creio que esses tres fatores sao os principais a se considerar. Fique atenta tbm as regras internas, como: aquisicao de seguro saude (alguns lugares exigem que vc tenha antes de tirar o visto), traducao juramentada (o Uk nao pede, mas sei que a Espanha, por exemplo pede, p visto, assim confirme se e o seu caso), se vc ja precisa ter uma acomodacao reservada. Enfim cada pais tem sua especificidade. Procure grupos no face de gente indo p/ la, com ctza terao mais informacoes. Se tiver duvida sobre os status da Capes, eu conto em tres post pelo os que eu passei. Voce pode te rum ou outro diferent de mim, mas de uma maneira geral e isso. http://sight-and-thought.blogspot.co.uk/2013/09/status-da-capes-parte-2.html

    Desculpe a falta de acento, teclado britanico. Boa sorte, qq coisa escreve de novo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Flávia! Estou adorando seu blog, muito útil mesmo!! Queria saber se os documentos para o TIER 4 precisam ter tradução juramentada. Minha Uni aqui do Brasil fez meu certificado do mestrado com as notas da disciplinas em inglês, mas o diploma está em português. Posso usar o certificado em inglês fornecido pela Uni? E o diploma, tenho que fazer a tradução juramentada? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Ola Ana, o UK nao exige tradução juramentada pelo visto. Mas exige que os documentos estejam em ingles, traduzido por uma empresa (no caso daqueles que estão em portugues). Eles vao pedir seu diploma de toda forma, mais cedo ou tarde, ai é melhor ja deixar isso resolvido antes de sair do Brasil! boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Olá Flávia
    Gostaria de saber se tenho que traduzir todas as páginas do contrato de empréstimo ou só aquelas que tem o valor negociado e as assinaturas.

    ResponderExcluir
  8. Ola Lilly, nao entendi sua pergunta, que contrato de emprestimo? Vc pode explicar melhor?

    ResponderExcluir
  9. Olá Flávia,

    Seu blog tem me ajudado muito!! Me basiei completamente nele em cada passo que eu dei até agora!! Obrigada de verdade!!! Estou aplicando para o doutorado no exterior e recebi minha carta de concessao mandada pelo CNPq, que eu imagino que seja similar a da Capes. Eu gostaria de saber se vc chegou a traduzir a carta que a Capes te enviou para o visto ou não. Porque a minha carta tem 3 páginas sendo que duas estão em português e a última, em inglês, possui todas as informações. A sua carta vc recebeu por email? Se sim, você só imprimiu mesmo e entregou junto com a documentação para o visto?

    Obrigada =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Taisa, desculpe a demora em responder.
      Entao, eu recebi a carta em portugues e em ingles. Da uma perguntada no Cnpq p ver se eles nao mandam. Se nao, acho que tera que traduzir sim, infelizmente.
      boa sorte, e fico feliz em saber que eu te ajudei e que vc foi contemplada.

      Excluir